quarta-feira, 15 de junho de 2011

Seminário discute história e importância dos maracatus Nação

Evento financiado pelo Funcultura será realizado nesta quinta (16) na Universidade Federal de Pernambuco

Seminário irá discutir transformações sofridas ao longo do tempo pelos maracatus Nação

O Laboratório de História Oral e da Imagem da Universidade Federal de Pernambuco (Lahoi-UFPE) promove nesta quinta-feira (16) o Seminário História e Memória dos Maracatus Nação de Pernambuco. O evento acontece das 9h às 16h no Auditório Manoel Correia de Andrade (3º andar do CFCH). Financiado pelo Funcultura, o evento mostrará a importância e contribuição dos maracatus nação à nossa sociedade e as transformações sofridas ao longo de sua existência.

O seminário faz parte de um projeto maior que inclui a apresentação dos resultados de pesquisas realizadas pelo laboratório, através dos veículos Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco, no período de 1960 a 2008. Na ocasião haverá mesa-redonda e debates com a participação de especialistas na área, pesquisadores e membros de maracatus.

“Através das entrevistas e da documentação levantadas nos jornais, pudemos perceber as transformações pelas quais os maracatus Nação têm passado, principalmente o crescente processo de inserção no mercado cultural espetacularizado”, comenta a coordenadora do Lahoi e doutora em História, Isabel Guillen. Na ocasião, também haverá uma homenagem ao ex-mestre dos maracatus Nação Elefante, Nação Indiano e Encanto da Alegria, mestre Toinho e será lançado o seu nome como candidato ao Patrimônio Vivo.

Outras informações sobre o projeto podem ser conferidas no site: www.historiamaracatusnacao.com

Confira a programação do seminário:

9h – Apresentação do projeto História e Memória dos Maracatus Nação de Pernambuco, desenvolvido no Laboratório de História Oral e da Imagem da UFPE (Lahoi)

9h30 – Mesa Redonda: História e Tradição entre os maracatus

Professora Isabel Guillen – Departamento de História da UFPE

Professor Carlos Sandroni – Departamento de Música da UFPE

Anna Beatriz Koslinski – Pesquisadora do Projeto Inventário Sonoro dos Maracatus Nação de Pernambuco

14h – Mesa-redonda: Maracatus Nação, experiências de vida

Professor Ivaldo Marciano de França Lima – Departamento de Educação, Campus Alagoinhas, Uneb. Presidente da Amanpe (Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco)

José Maria de Farias (Malu)- Presidente do Maracatu Nação Axé da Lua

Mestre Toinho - ex-mestre dos maracatus Nação Elefante, Nação Indiano e Encanto da Alegria

16h – Isabel Guillen - Os maracatus e o patrimônio imaterial no Brasil


Fonte/FUNDARPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário