sexta-feira, 20 de abril de 2012

Seminário do Livro, Leitura e Literatura discute cadeia produtiva do setor em Pernambuco

O evento é a segunda ação do programa "Cultura: bom para pensar", idealizado pela Secretaria de Cultura




Nos dias 23 e 24 de abril acontece, no Teatro Arraial, o I Seminário do Livro, Leitura e Literatura. Discutindo temas relativos à cadeia produtiva do livro, aos espaços disponíveis na mídia para a literatura, financiamento e sustentabilidade, além de um debate sobre o conceito de bibliotecas, o evento propõe tocar em temas relevantes para o setor.

Serão três mesas em dois dias, e “o formato será de debate, com conversa entre os participantes e o público, buscando-se esse formato mais leve. São encontros com seriedade, mas imprimindo sempre um tom leve para aproximar o público da literatura”, explica Wellington de Melo, Coordenador de Literatura da Secult/PE.


A abertura será na segunda (23) às 14h, com a mesa “Literatura, mídia e (in)visibilidade”, que contará com a presença de Rogério Pereira, editor do Jornal Rascunho (PR), um dos principais jornais literários em atividade no país, Eduardo César Maria, editor do programa de rádio Café Colombo e Schneider Carpeggiani, jornalista e editor do Suplemento Pernambuco. A mediação ficará por conta de Cristiano Ramos, professor de jornalismo e editor do blog NotaPE.


A terça-feira concentrará duas mesas: “Redes de leitura e sustentabilidade” e “Ressignificação do espaço das bibliotecas”, respectivamente às 9h e às 14h. A primeira mesa será mediada por Gabriel Santana, coordenador da Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede, e discutirá a sustentabilidade econômica da literatura e as ações voltadas à mediação e à formação de leituras, políticas públicas e inciativa privada. Para tanto haverá representantes do Ministério da Cultura, Funcultura e de um instituto social da iniciativa privada.


A última mesa promete esquentar um pouco o seminário com o tema do conceito e da ressignificação dos espaços das bibliotecas. “Espaços de silêncio ou de movimentação cultural?”: a indagação de Wellington de Melo dá uma pista das discussões que poderão surgir no fechamento do evento. Participarão da mesa Ester Calland de Sousa Rosa (Prof. adjunta do Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco), Ana María Escurra (Coordenadora da ONG Bagulhadores do Mió e do Projeto Escola Leitora) e Shirley Cristina Lacerda Malta (Gerente de Políticas Educacionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental -Secretaria de Educação de Pernambuco). Cida Fernandez, do Centro de Cultura Luiz Freire, mediará o debate.


Cultura: bom para pensar


O Seminário integra o programa “Cultura: bom para pensar”, idealizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco com o objetivo de promover fóruns democráticos, relativos a diferentes campos e linguagens. Este é o segundo da série, tendo sido precedido pelo I Seminário de Memória & Patrimônio Cultural – Sujeitos, Práticas e Políticas Públicas, realizado no final do mês de março. A ideia é que os temas continuem a ser discutidos no evento Clisertão – 1º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão, que acontecerá em Petrolina, de 14 a 19 de maio.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas previamente pelo e-mail literatura.secultpe@gmail.com
Mais informações: 3184-3166 (Coordenadoria de Literatura)



PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, 23/04
Mesa 1: Literatura, mídia e (in)visibilidade
14h às 17h

Nesta mesa, jornalistas e críticos literários discutem os espaços disponíveis hoje na mídia para o livro e a literatura, problematizando a pertinência de uma qualificação ou ampliação dos espaços impressos, digitais, radiofônicos ou televisivos que se dediquem ao universo das letras e fortaleçam o livro enquanto objeto simbólico. Destaca-se nessa mesa também a discussão sobre espaços de legitimação da obra literária na mídia e os desafios dos autores em dar visibilidade para sua obra.

Participantes:
Rogério Pereira (Editor do Jornal Rascunho / PR)
Eduardo Cesar Maia (Editor do Café Colombo / PE)
Schneider Carpeggiani (Editor do Suplemento Pernambuco/ PE) –

Mediação: Cristiano Ramos (Professor de jornalismo e editor do blog NotaPE)

Terça-feira, 24/04
Mesa 2: Redes de leitura e sustentabilidade
9h às 12h

Nesta mesa o foco da discussão são os meios de se criar redes de leitura dotadas de autonomia, numa perspectiva de sustentabilidade econômica. Serão apresentadas linhas de financiamento para ações voltadas à mediação de leitura e à formação de leitores no âmbito governamental e da iniciativa privada, bem como serão discutidas questões referentes à auto-gestão de bibliotecas comunitárias, trabalho colaborativo e propostas de políticas públicas para fortalecer o setor.

Participantes:
Roberto Azoubel (Assessor Técnico do Setor do Livro, Leitura e Literatura, Representação Regional do Ministério da Cultura)
Representante de Instituto Social da Iniciativa Privada
Emanuel Soares (Diretor do FUNCULTURA, Secretaria de Cultura)

Mediação: Gabriel Santana (Coordenador da Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede)

Mesa 3: Ressignificação do espaço das bibliotecas
14h às 17h

Discutir o papel que têm hoje as bibliotecas na sociedade brasileira e sua inter-relação com a cadeia criativa e o espaço escolar é o objetivo principal desta mesa. O debate apresentará diversos pontos de vista sobre o trabalho de mediação de leitura nas bibliotecas, desde propostas de intervenção nesses espaços, estudos realizados no âmbito acadêmico até relatos de experiências concretas com bibliotecas públicas.

Participantes:
Ester Calland de Sousa Rosa (Prof. Adjunta do Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco)
Ana María Escurra (Coordenadora da ONG Bagulhadores do Mió e do Projeto Escola Leitora)
Shirley Cristina Lacerda Malta (Gerente de Políticas Educacionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental,, Secretaria de Educação de Pernambuco)

Mediação: Cida Fernandez (Centro de Cultura Luiz Freire)

Fonte/Site da Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário