quarta-feira, 6 de abril de 2011

INFORMATIVO CULTURA POPULAR :Pernambuco Nação Cultural chega à Mata Norte

Edição 2011 do Festival Pernambuco Nação Cultural tem início nesta segunda-feira, 4 de abril, na cidade polo de Goiana, com ações descentralizadas pelos dezenove municípios da Zona da Mata Norte


O Festival Pernambuco Nação Cultural, realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe, entra numa nova fase em 2011 e investe na descentralização das ações, que levará apresentações, oficinas de capacitação e seminários para diversas cidades de cada microrregião. A primeira edição deste ano acontece na Zona da Mata Norte, entre 4 e 11 de abril. Goiana, pela sua reconhecida importância histórica e cultural, continua no papel de cidade polo, e será sede do palco Pernambuco Nação Cultural, que contará com shows de cultura popular, música regional e música pop pernambucana. Cidades como Aliança, Nazaré da Mata, Itaquitinga, Glória do Goitá, Buenos Aires, Tracunhaém, entre outras, sediarão encontros de mestres populares dos mais variados gêneros. Uma forma de fortalecer a política cultural do interior do estado e valorizar os brinquedos populares na sua essência.

Nos oito dias de festival, a população e os visitantes da Zona da Mata Norte contarão com diversas atividades que visam fomentar a produção, a circulação e o consumo da cultura na região. Além das apresentações musicais, serão realizadas, simultaneamente, espetáculos de teatro, dança e circo, exposições de artes plásticas, fotografia e artesanato, recitais, exibições de curtas, longa metragens e animações, oficinas de capacitação, seminários e fóruns. Destaque para o Fórum Regional de Cultura, que reunirá representantes do tecido cultural das 19 cidades que compõem a Zona da Mata Norte, e será a atividade que encerrará essa primeira edição do Festival Pernambuco Nação Cultural 2011.

“A cultura da Mata Norte é muito rica e existe uma diversidade muito grande. São várias manifestações que ocorrem em todo o território, em todas as cidades. Por isso, apesar de reconhecer a importância histórica de Goiana, fizemos essa opção pela descentralização, algo que nós esperamos que seja crescente dentro do Festival Pernambuco Nação Cultural”, observou o secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte.

A grande novidade gerada pela descentralização das ações é a programação de encontros de cultura popular, que destacará a grande diversidade de ritmos produzidos na Mata Norte. Essas atividades levarão o festival às cidades de Ferreiros, Aliança, Nazaré da Mata, Glória do Goitá, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Itaquitinga, Carpina, Condado, Buenos Aires e Chã de Alegria. “Com esses encontros, nós aumentamos a trama cultural e fazemos com que o festival comece a garantir uma política permanente. É uma forma de promover a troca de experiências entre as pessoas e grupos que fazem a cultura da região, para que essa atividade se fortaleça”, explicou Duarte.

O Festival Pernambuco Nação Cultural 2011 também mantém o trabalho de capacitação com uma série de oficinas. Serão oficinas de linguagem, de Patrimônio Vivo, de Pontos de Cultura e institucionais. A exemplo das apresentações artísticas, as oficinas também foram descentralizadas e levarão conhecimento a outros municípios, como Paudalho, Nazaré da Mata e Tracunhaém.





Imprensa Fundarpe
81 - 31843005/ 31843009
www.fundarpe.pe.gov.br
www.nacaocultural.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário