quarta-feira, 6 de abril de 2011

INFORMATIVO CULTURA POPULAR:Shows animam Goiana no Festival Pernambuco Nação Cultural

A cidade de Goiana, há 72 km do Recife, está sendo o endereço do mais importante festival da Mata Norte de Pernambuco. Nesta primeira etapa do circuito Pernambuco Nação Cultural – uma realização da Secretaria de Cultura do Estado e Fundarpe – diversos municípios estão recebendo manifestações da cultura popular da região. Os mestres estão fazendo suas festas e recebendo os visitantes em seu próprio terreiro, o que os deixou bem felizes. Em Goiana, cidade central do festival, foi montado o palco que receberá diversos shows, a partir desta quarta-feira, até o próximo sábado. A grade de programação traz a marca do diálogo entre a tradição e a modernidade. Nos dois primeiros dias, o foco está nas tradições musicais pernambucanas, com coco, forró, ciranda e frevo. Na sexta e no sábado, a seleção musical traz propostas mais elaboradas e produzidas, encerrando a noite com bandas que carregam a influência da Zona da Mata em sua criação, mas com viés mais urbano e cosmopolita.
Nesta quarta, depois da abertura com o Coco Popular de Aliança, a noite é do forró, com Baixinho dos Oito Baixos e Viajantes do Forró. Santino Cirandeiro, natural de Nazaré da Mata, que acaba de lançar o disco Flor de Laranjeira, faz o encerramento da noite. Na quinta-feira, o frevo e o coco tomam conta do Centro de Goiana, com os shows da Orquestra de Frevo Revoltosa, o Coco da Yá, Mahatma Costa, que é regente da Frevo Sanfonado Orquestra, de Timbaúba e Caçuá de Mangai. Formada por integrantes de uma mesma família, a Caçuá toca forró e é um exemplo de banda que conseguiu se fortalecer a partir de ações da política cultural na região da Mata. Hoje, sua atuação é destacada em Goiana.
Na sexta-feira, a programação abre com o Coco da Sinhá. Depois entra a Ciranda do Rosildo e seus Cabras da Peste. O grupo foi vencedor da etapa itinerante Mata Norte do Observa e Toca, que aconteceu em Goiana em março de 2010. As duas atrações da noite da sexta são especiais. Juliano Holanda, músico da Orquestra Contemporânea de Olinda, fará a estreia do seu projeto solo durante o festival de Goiana. Maciel Salu aproveita para lançar em Goiana, e para seu público da Mata Norte, o belo álbum Minha vida é andar pelo mundo, lançado nacionalmente em fevereiro deste ano.
No último dia de shows do Pernambuco Nação Cultural tocam as bandas Macumbá, Italo Pay, Homem de Barro, banda de rock com influências da Zona da Mata, de Tracunhaém, e os olindenses da Academia da Berlinda, que apresentam no festival o repertório do disco recém-lançado, intitulado Olindance.

Serviço:

Shows do Pernambuco Nação Cultural - Mata Norte
Quando: de quarta a domingo
Onde: Rua da Baixinha, centro de Goiana
Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário