quarta-feira, 31 de agosto de 2011


A história da Ciranda e do grupo Pretinhas do Congo de Goiana escritas em livro
Editora Associação Reviva promove lançamento de duas publicações sobre a cultura pernambucana



A Editora Associação Reviva promove o lançamento de duas novas publicações que refletem e discutem manifestações culturais pernambucanas e seus contextos: “Vamos Cirandar”, escrito pela mestra em Turismo e produtora cultural, Tâmisa Ramos Vicente e “Uma nação africana na jurema da Mata Norte: Pretinhas do Congo de Goiana”, escrito pelo professor doutor em História, Severino Vicente da Silva. O lançamento acontece no dia 5 de setembro (segunda-feira), às 18h30, na Livraria
Jaqueira.



Vamos Cirandar - A publicação “Vamos Cirandar”, é uma parceria de co-edição entre a Editora Associação Reviva e a Editora UFPE. O livro é uma adaptação da dissertação de mestrado de Tâmisa Ramos Vicente, realizada no Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (RS), que reflete sobre a relação das políticas públicas de cultura e turismo em Pernambuco, e suas repercussões para o contexto da Ciranda. Em sua pesquisa, Tâmisa Vicente analisa como o Turismo influenciou na construção das políticas públicas culturais em Pernambuco, revisitando as Leis e normas que regiam os Conselhos Culturais, no âmbito federal, estadual e municipal nas décadas de 60 e 70. Assim, a autora nos revela ainda como esse entrelace entre a política do turismo e da cultura incidiu em mudanças estéticas da Ciranda, uma das manifestações mais conhecidas do Estado. O livro faz parte da Coleção Encenações do Popular, que já conta com o livro Entre a Ponta de pé e o calcanhar (2010), lançado pela professora, pesquisadora e coreógrafa Ana Valéria Vicente.

A autora do livro, Tamisa Vicente, é turismóloga e produtora cultural. Mestra em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (RS), especialista em MBA Turismo pela Universidade Católica de Brasília, bacharel em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco e técnica em Tursimo pelo Instituto de Educação, Ciência e tecnologia de Pernambuco (IFPE). É Diretora-presidente da Associação Reviva, e desenvolve projetos para sustentabilidade e formação de produtores culturais na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Professora do bacharelado em Turismo pela Faculdade Bairro Novo e realiza pesquisa sobre Turismo em suas interfaces com a cultura popular, turismo rural e desenvolvimento econômico.




Pretinhas do Congo de Goiana - A outra publicação que será lançada, “Uma nação africana na jurema da Mata Norte: Pretinhas do Congo de Goiana”, é resultado de uma pesquisa histórica do professor Severino Vicente da Silva sobre o grupo Nação Pretinhas do Congo de Goiana. Para este trabalho, Severino Vicente entrevistou dezenas de integrantes do grupo para fazer uma reconstrução da trajetória da Nação Pretinhas do Congo, contextualizando o seu surgimento em Goiana e como atuam hoje. “Através da abordagem da história sociocultural, o autor investiga a construção de uma manifestação cultural que, por um longo período da história contemporânea de Pernambuco, esteve na invisibilidade”, revela o professor de História da África e Afro-brasileira na UFPE, José Bento Rosa da Silva, que escreveu o prefácio do livro. O livro foi editado pela Editora Associação Reviva com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA. Esta publicação faz parte da Trilogia Zona da Mata que revela histórias de alguns grupos culturais da região. A primeira publicação foi a obra Maracatu Estrela de Ouro de Aliança: a saga de uma tradição, escrita pelo professor e historiador Severino Vicente da Silva em 2006.

Severino Vicente de Silva, tem formação em Teologia (ITER) e História (UFPE),com mestrado e doutorado em História do Brasil na Universidade Federal de Pernambuco. Em seu currículo profissional conta com mais de duas décadas como professor no ensino médio, Diretor de Projetos Especiais da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal do Recife, Diretor da Fundação Educar – PMR, foi professor no Instituto de Teologia do Recife -ITER – onde também exerceu a função de coordenador de ensino e vice-diretor; vice-diretor da Faculdade de Filosofia do Recife, atualmente é professor adjunto do Departamento de História da UFPE; um dos fundadores do CENDEHC; membro da Comissão de Estudos de História da Igreja da América Latina – CEHILA e do Instituto Histórico de Olinda. É autor dos livros Zumbi dos Palmares, A Igreja e a Questão Agrária no Nordeste, A Igreja e o Controle Social nos Sertões Nordestinos (Edições paulinas), Festa de Caboclo, (Editora Associação Reviva). Entre o Tibre e o Capibaribe: os limites da igreja progressista na arquidiocese de olinda e recife (Editora da UFPE – REVIVA).

Editora Associação Reviva - Impulsionar a produção de diferentes narrativas sobre os contextos e a cultura produzida em Pernambuco foi um dos princípios que nortearam a criação da Editora Associação Reviva, em 2005. Como sua primeira ação, a editora publicou a Coleção Maracatus e Maracatuzeiros, idealizada com o objetivo de contribuir para a difusão do conhecimento, histórico e teórico, sobre os maracatus e daqueles que os integram; também para dar vazão e visibilidade às novas abordagens sobre a cultura popular. A coleção teve o Maracatu Rural, ou de Baque Solto, como foco dos três Primeiros livros lançados: Maracatu Rural: o espetáculo como espaço social, escrito por Ana Valéria Vicente; João, Manoel, Maciel Salustiano: três gerações de artistas populares, recriando os folguedos de Pernambuco, por Mariana Cunha Mesquita do Nascimento; e Festa de Caboclo, por Severino Vicente da Silva. Com essa Coleção, a editora promoveu em 2006 o Seminário Maracatu e Maracatuzeiros, em onze cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco, atuando como agente de expansão do conhecimento na região.

Além de investir na pesquisa sobre as manifestações culturais do Estado, a entidade publicou ainda obras voltadas para a história da religião em Pernambuco, como o livro “Entre o Tibre e o Capibaribe: os limites da igreja progressista na Arquidiocese de Olinda e Recife” (2006); e também publicações que retratam o pensamento da dança produzida em Recife, com os livros “Constante Movimento – Zdenek Hampl (2009); “Pele e Ossos – escritos sobre uma pesquisa prática” (2010); e “Coleção Recordança vol 1 – Vídeos” (2011); e o DVD “Trançados Musculares” (2011).

SERVIÇO
Lançamento dos livros: “Vamos Cirandar” e “Pretinhas do Congo de Goiana”
Data: 05 de setembro 2011 (segunda-feira)
Hora: 18h30
Local: Livraria Jaqueira
Preço dos livros:
Vamos Cirandar – R$ 25,00
Pretinhas do Congo de Goiana – R$ 15,00


Vamos todos. E divulguem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário