sábado, 3 de setembro de 2011

III Conferência Canavial é realizada em Nazaré da Mata.

O Pontão de Cultura Canavial realizou a III Conferência Canavial que teve como tema “Educação, Cultura e Economia Criativa”. O evento aconteceu no último sábado, dia 03 de setembro, no Engenho Santa Fé no município de Nazaré da Mata.

Destaque para as atividades realizadas no evento nas quais foram apresentadas resultados de projetos realizados por alunos do curso de produção das culturas populares, ministrado em 2009 no Engenho Santa Fé com recursos do Governo do Estado. Palestras com Cláudia Leitão, Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura- Minc, Fábio Lima, Gerente Regional do Ministério da Cultura- Minc e de Emanuel Soares de Lima, Gestor do Funcultura- Fundarpe além da apresentação do Projeto Fábrica Canavial do produtor Afonso Oliveira.

Foram apresentados os projetos Crianças que Brincam os Brinquedos do Canavial realizado sob a coordenação geral da jornalista e produtora cultural condadense, Noelly Silveira, o premiado projeto Leitura no Ponto executado no Ponto de Cultura Estrela de Ouro em Chã de Camará-Aliança da produtora e educadora Wanessa Santos.
O projeto Revivendo o Samba executado em Goiana do produtor cultural e músico Thiago Laranjeiras além de uma palestra ministrada por Andréa Ramos representante da Associação Reviva, sobre o mercado internacional de música. A tarde foi apresentado o projeto “Mostra Canavial de Cinema”, por Caio Dornelas, produtor cultural e coordenador da mostra;

“Trabalhar a base da educação e a cultura sempre trará resultados. Seria muito bom se Goiana ensinasse caboclinho, e em Condado se ensinasse cavalo marinho e Nazaré da Mata ensinasse o maracatu nas escolas. Estes projetos vêm cobrir estas lacunas.” Lembrou Afonso Oliveira, produtor cultural responsável pelo Pontão de Cultura Canavial, realizador do evento e professor do Curso de Produção das Culturas Populares.

A Palestra com a Secretaria da Economia Criativa, elaboração de propostas e a apresentação da Fábrica Canavial foram o destaque da tarde. A Secretária Cláudia Leitão fez um panorama da economia criativa no Brasil e trouxe algumas novidades para o público presente. “A nossa Secretaria ainda é novidade no Ministério, mas estamos lutando por várias coisas como o SIC-Sistema de Incentivo à Cultura, pois a cultura precisa ter um sistema. A saúde não tem? Precisamos mostrar que a cultura é um eixo de desenvolvimento do país. Outra tarefa nossa é lutar para que haja secretarias de cultura nos municípios e que sejam destinados os recursos com o objetivo de reforçar o desenvolvimento local. Temos que chegar no Brasil. Estamos lutando também pelo Plano Brasil Criativo.” Enfatizou Cláudia Leitão.

Outra boa notícia é a instalação de um Criativa Birô em Recife que será a casa do empreendedor criativo brasileiro com várias assessorias para os empreendedores como montagem de plano de negócios, assessoria contábil e jurídica, além de gestão financeira e apoio para todos os ciclos econômicos, desde distribuição de produtos a linhas de crédito com os bancos e acesso ao balcão do SEBRAE.




Projeto Fábrica Canavial

Em outro momento foi apresentado pelo produtor cultural Afonso Oliveira o projeto Fábrica Canavial. Este projeto consiste em instalar um espaço voltado para reunião de diversos produtos da Zona da Mata como artesanato e apresentações culturais que receberão o selo da fábrica canavial, com o objetivo de comercializá-los em shopping center, aeroporto, casa da cultura, lojas instaladas em Goiana e Nazaré da Mata além de um portal na internet.
Tudo isto com vistas ao grande movimento de turistas que a Copa de 2014 vai gerar e o grande crescimento que será trazido para a região com a instalação da fábrica da Fiat. Os diversos artistas, grupos e artesãos da região terão o Engenho Poço Comprido como referência para encaminhar material para receber o selo do projeto e assim entrar para um grupo que deve gerar muita renda para todos os envolvidos. O projeto já ganhou o compromisso da Secretaria da Economia Criativa de dar uma certificação do Minc nos produtos que serão comercializados pela Fábrica Canavial.

No final da tarde foram lidas as propostas que nortearão as ações do Movimento Canavial nos próximos dois anos. O evento também contou com a participação da Ciranda Beija Flor de Timbaúba e foi encerrado pela apresentação do Maracatu Estrela de Tracunhaém que receberá este mês no Recife a Ordem do Mérito Cultural concedido pelo Governo Federal com inscrição do produtor cultura Gilson do Turismo. A cerimônia de condecoração será realizada no dia 9 de novembro, no Teatro Santa Izabel, em Recife (PE).


Postagem/Fernanda crysthyna/Reportagem Especial
Noelly Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário