terça-feira, 21 de dezembro de 2010

 Programa Cultura Popular e Cidadania Nas Ondas do Rádio- Homenagem ao Eterno Rei do Baião Luíz Gonzaga

Na última segunda-feira dia 13/12/10 o Programa Cultura Popular e Cidadania Nas Ondas do Rádio homenageou o Rei do Baião o saudoso Luiz Gonzaga.

Um dos principais contribuintes da Cultura popular brasileira, Luiz Gonzaga popularizou a música nordestina através dos ritmos como o forró, o xote, o xaxado e o baião. 

Não se separava de sua fiel companheira “A sanfona” que contribuiu para que ele gravasse mais de 200 discos e compusesse um dos clássicos tocados até os dias de hoje: 
Asa Branca.
Outros sucessos como: A feira de Caruaru, A morte do vaqueiro, A triste partida, Á-bê-cê do sertão, A vida do viajante, Ave-maria sertaneja, O Cheiro de Carolina, Cintura fina, Firim, firim, firim, Lembrança de primavera, O xote das meninas, Óia eu aqui de novo, Olha pro céu, Ou casa, ou morre, São-joão na roça, Vem, morena,Vira-e-mexe,fazem  parte do repertório dos vários sucessos do Rei.

Se estivesse vivo Gonzaga completaria hoje dia 13/12/10 98 anos de idade. 98 anos a maior parte deles de dedicação total a cultura popular.

Luiz Gonzaga não foi um rei comum, o chapéu de couro, a sanfona, a voz, o talento e a paixão por cantar o sertão nordestino fizeram deste pernambucano um dos maiores representantes da cultura popular brasileira.

Texto/Maria de Paula/Imagem Jorge Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário